Dados











Os sólidos de Platão são comumente utilizados para dados de quatro, seis, oito, 12, e 20 faces. Outras formas são encontradas com cinco, sete, dez, 16, 24, 30, 34, 50, ou cem lados.
Um grande número de probabilidades diferentes pode ser alcançado utilizando-se estes dados; por exemplo, dois dados de dez lados ou um dado de 20 lados têm probabilidades diferentes. Utilizar múltiplas vezes o mesmo dado gera uma aleatoriedade melhor e descartando os maiores e menores números também se tem uma distribuição melhor. Assim os jogos podem atingir o grau de probabilidades da realidade, e simular de forma muito boa os eventos desejados, uma característica muito importante para alguns RPGistas.
Existem dúvidas sobre essa probabilidade, e confiabilidade dos dados. Os dados de casinos são especialmente fabricados e exigem um grau de qualidade muito alto para serem utilizados em tais jogos; os outros dados, como dejogos de tabuleiro e RPG, não têm o mesmo controle.
MoedasRunas ou marcadores são utilizados como dados de duas faces ("d2"). (Devido a sua forma que propicia maior probabilidade para um de dois lados e muito pouca para o terceiro).
As formas mais comuns de dados são os sólidos de Platão, que são simétricos. Existe também o trapezóide pentagonal, no qual uma das faces tem quatro lados, 12 vértices, 20 arestas e dez faces, conhecido como 'd10'.

d4, d6, d8, d12, d20, e dois d10s para porcentagem
TipoFormasólidos de PlatãoAlturaPesoDescrição
d4tetraedroTetraedroSim18 mm2 mgCada face tem três números, alinhados de acordo com cada aresta do triângulo, de modo que os três lados visíveis apresentem o mesmo número na posição de leitura. Estes dados não rolam muito bem, então se costuma jogá-los para o ar.
d6cuboCuboSim15 mm3,3 mgO dado comum.
d8octaedroOctaedroSim23 mm3,1 mgCada face é um triângulo; algo parecido com duas pirâmides coladas uma à base da outra, ou ainda um balão de festa junina.
d10trapezóide pentagonaltrapezóide pentagonalNão22 mm3,5 mgCada face é um quadrilátero; Cinco se encontram no vértice superior, e as outras cinco no vértice inferior; as dez faces geralmente têm números de zero à nove, dificilmente de um à dez, e em quase todos as faces com números ímpares convergem para o mesmo vértice, e as faces com números pares convergem para o outro vértice;
d12dodecaedroDodecaédroSim17 mm4 mgCada face é um pentágono regular que encosta em outras cinco faces diferentes.
d20icosaedroIcosaédroSim22 mm5 mgAs faces são triângulos equiláteros. Geralmente faces opostas somam 21. No Museu Britânicoexiste um dado Romano com 20 lados, mas seu jogo original é desconhecido.1